Dica: Ligação Chave H-H / Transformador

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

AVISO

Todo conteúdo fornecido e hospedado pelo portal Doutor Balança é inteiramente grátis, incluindo softwares, manuais e dicas. Nosso intuito é auxiliar e instruir o usuário final e balanceiros.
Então fique a vontade e aproveite nosso conteúdo.

Antes de entender como deve ser ligado o transformador é necessário conhecer o conceito e seu funcionamento;

Transformadores são dispositivos usados para abaixar ou aumentar a tensão e a corrente elétricas. Os transformadores consistem em dois enrolamentos de fios, primário e secundário, envolvidos em um núcleo metálico. A passagem de uma corrente elétrica alternada no enrolamento primário induz à formação de uma corrente elétrica alternada no enrolamento secundário. A proporção entre as correntes primária e secundária depende da relação entre o número de voltas em cada um dos enrolamentos.


A maioria das balanças atuais, com exceção das industriais e de automação, utilizam fontes automáticas externas, que convertem a tensão de sua tomada 110v~220v para a tensão correta do funcionamento da balança, algo em torno de 6v a 12v (normalmente).

Mas nem sempre foi dessa maneira,  praticamente todas as balanças de balcão utilizavam um sistema de força um pouco mais complexo, na qual dependia de um transformador interno, conjunto de chave seletora de tensão, sistema de filtragem, proteção e uma placa fonte, a qual ficava responsável por regular as tensões corretas para o funcionamento ideal da balança.

Por mais que seja algo trivial, a instalação de um transformador pode ser algo complicado se o técnico não entender o princípio de funcionamento de uma chave seletora.

Vou deixar o esquema de ligação usando um trafo de 3 fios e 4 fios.

Esquema de ligação de transformador de 3 fios.
Esquema de ligação de transformador 4 fios.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin