Como uma balança FALSA te prejudica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

AVISO

Todo conteúdo fornecido e hospedado pelo portal Doutor Balança é inteiramente grátis, incluindo softwares, manuais e dicas. Nosso intuito é auxiliar e instruir o usuário final e balanceiros.
Então fique a vontade e aproveite nosso conteúdo.

Estima-se que mais de 100 mil unidades de balanças falsificadas estejam sendo utilizadas no Brasil. O principal motivo para compra deste tipo de balanças é a busca por melhores preços, mesmo que isso coloque em jogo a qualidade e exatidão nas pesagens.

Esta prática não apenas afeta a indústria brasileira e a geração de empregos, mas causa prejuízos para os estabelecimentos e aos consumidores finais, uma vez que os valores mostrados na pesagem podem estar errados, apresentando um número maior ou menor do que o valor real, já que essas balanças não são aferidas pelo INMETRO – (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Nessa conta todos saem perdendo, o comerciante irá ter perdas de seus insumos na produção, perderá qualidade dos produtos fabricados, uma vez que não conseguirá manter um padrão de fabricação com medidas erradas, o consumidor também sai também prejudicado por não estar comprando a quantidade desejada e, consequentemente, perderá a confiança no estabelecimento, alem disso, balanças ilegais não são atendidas pelas assistências técnicas. Assim, caso a balança apresente algum problema, esta deverá ser descartada.


Para conter o número de balanças ilegais, o Inmetro vem realizando operações em diversos estabelecimentos com o intuito de fiscalizar as balanças, já que denúncias enviadas ao órgão apontaram um grande número de balanças de origem chinesa fora do padrão

(fonte: http://www.imetropara.pa.gov.br/artigos/balan%C3%A7as-piratas-s%C3%A3o-apreendidas-pelo-imetropar%C3%A1-no-ver-o-peso ).

Os fabricantes do setor vem cobrando das autoridades medidas para conter o avanço de balanças ilegais no mercado e a ampliação da fiscalização por parte do Inmetro.

Muitas balanças piratas estão falsificando o lacre do Inmetro e até mesmo logomarcas de empresas de balanças. Assim é importante redobrar a atenção e verificar se o fabricante da balança é idôneo, pesquisando o site e verificando se a empresa tem portaria aprovada pelo Inmetro através do portal do INMETRO

Toledo Falsificada

Como já relatamos aqui neste post o valor crucial para a escolha de uma balança falsificada é o baixo preço desse tipo de equipamento, se esse for o seu caso, nos o aconselhamos a comprar um equipamento semi-novo com normatizado pelo INMETRO, para te ajudar, fizemos uma listinha com algumas dicas para compra de um equipamento semi-novo ou usado.

Até mais

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin