Qual a balança ideal? #5 – Balança doméstica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

AVISO

Todo conteúdo fornecido e hospedado pelo portal Doutor Balança é inteiramente grátis, incluindo softwares, manuais e dicas. Nosso intuito é auxiliar e instruir o usuário final e balanceiros.
Então fique a vontade e aproveite nosso conteúdo.

Nos últimos anos ficou evidente o aumento da preocupação das pessoas com a qualidade de vida, hábitos alimentares e controle do peso, para algumas pessoas ter uma balança em casa é quase que essencial. Mas ai vem as dúvidas, quanto ao equipamento, qual é o mais indicado, quais cuidados devemos ter, como manusear correntemente e assim, muitos questionamentos tomam conta de nossa cabeça. Neste artigo, iremos responder algumas questões e esperamos ajudar vocês a escolherem o equipamento ideal para seu uso, vamos lá?

1 – Escolha da balança, mecânica ou digital/eletrônica?

Como já devemos esperar, quanto mais moderno, melhor e mais confiável é o equipamento, certo? Bom, nem sempre essa regra se aplica, devemos analisar cada caso de maneirá isolada, para que assim possamos escolher o equipamento que melhor atenderá as necessidades.

Vamos começar analisando a periodicidade do uso, o equipamento será usados de 1 à 3 vezes por semana? Se sua resposta for sim, Ponto para a balança digital, a explicação é bastante simples, equipamentos eletrônicos precisam ser utilizados quase que diariamente, por conta da umidade presente no ar, pilhas ou baterias em seu interior, se ficarem armazenadas por longos períodos sem uso podem ocorrer desgaste em seu circuito, que ocasionará mau funcionamento.

quipamento ficará a maior parte do tempo no banheiro? Se sim, é melhor escolher uma balança mecânica, componentes eletrônicos não funcionam bem e tendem a ter sua vida útil completamente abalada quando estão expostas de maneirá direta ou indireta a umidade, então a menos que mude ela de lugar, sugerimos um equipamento mecânico.

Qual seu objetivo? Antes de adquirir um equipamento é necessário saber de antemão o que esperar dele, nesse caso iremos tratar de duas formas, a perca de peso e a manutenção dele, no caso da perca de peso, indicamos o equipamento eletrônico, por ser mais preciso (Na maioria dos casos possui divisão de pesagem de 50g) é mais fácil acompanhar a evolução e redução do peso. No caso da manutenção do peso, fica a critério do usuário, já que será utilizada apenas para fins de comparação, sendo assim poderá optar por uma balança digital ou mecânica.


2 – O que devo observar na compra?

Independente de marca ou modelo, iremos listar alguns pontos importantes a serem observados no momento da compra.

OBS.: A maioria das dicas são válidas para todos os tipos de equipamentos, digitais ou mecânicos.

Estrutura: Opte por aquelas que possuem plataforma de pesagem rígida, que não sofra deformação ao subir. Dê preferência também a aquelas que possuem algum tapete ou borracha antiderrapante sobre a superfície. (Digitais ou Mecânicas).

Pés: Verifique se possui alguma proteção na parte inferior da balança, se os pés tem material emborrachado ou antiderrapante. (Digitais ou Mecânicas).

Visor/display: No caso das digitais é importante que o display seja de fácil visualização, se possível números grandes e com luz de fundo, as mecânicas devem ter indicações em grande escala e ponteiro de cor chamativa.

Alimentação: Essa dica é exclusiva para equipamentos digitais, verifique como é a alimentação do equipamento, dê preferência para equipamentos que utilizam pilhas comuns (AA) ou fontes de alimentação externa, a grande maioria utiliza baterias. (Digitais).

Substituição de bateria

Capacidade e sensibilidade: A capacidade máxima e a divisão ou sensibilidade de pesagem são diretamente proporcionais, se uma aumenta, por consequência a outra aumentará, neste caso devemos basear em nosso peso, para pessoas com peso normal, ou abaixo de 120kg podemos optar por uma balança padrão com capacidade máxima para 150kg e divisão de 50g, caso o usuário necessite de uma carga máxima maior, temos modelos com carga máxima de 180kg ou 200kg e divisão de 100g. (Digitais ou Mecânicas).


3 – Cuidados básicos.

Acomode-a em locais secos, evite banheiros ou locais com presença de água ou umidade, uma vez que essa irá atrapalhar o funcionamento da balança e diminuir a vida útil dos componentes, sempre que possível deixe-a no sol por alguns minutos.

Evite pisos desnivelados, podem afetar a estrutura do equipamento e acarretar mal funcionamento.

Evite deixar pesos sobre a plataforma por longos períodos.

Evite quedas.

Caso necessite de limpeza, utilize um pano seco ou umedecido, com álcool de preferência.


4 – Utilização, pese corretamente.

Para garantir que estamos pesando corretamente, precisamos ter alguns cuidados, cuidados esses que podem garantir melhores resultados na pesagem e maior vida útil do equipamento.

Pise sempre com pés descalços e secos.

Pese todos os dias em um mesmo horário, de preferência ao acordar, com o mesmo traje, se possível.

Suba sempre no centro da plataforma, além de poderem apresentar diferenças de pesagens entre os cantos, a utilização incorreta pode danificar o equipamento.

Pese sempre no centro da plataforma

5 – Garantia e cuidados na compra.

Não iremos fazer menção a nenhuma marca ou modelo, nosso intuito é apenas aconselha-los a realizar uma boa compra. Bom, dificilmente iremos encontrar algum produto de origem nacional, então devemos usar de dupla precaução no momento da compra, caso opte por comprar na internet verifique se a loja é confiável, se há boas referências, verifique também qual o prazo de garantia dado pelo vendedor, normalmente é de 6 meses, se for comprar pessoalmente procure alguma loja de departamentos, farmácia ou especializados, além de um atendimento mais completo, você poderá ficar tranquilo caso seu equipamento apresente defeitos durante o período de garantia.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin