Qual a balança ideal para meu negócio? #4 – Feira Livre e Hortifrútis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

AVISO

Todo conteúdo fornecido e hospedado pelo portal Doutor Balança é inteiramente grátis, incluindo softwares, manuais e dicas. Nosso intuito é auxiliar e instruir o usuário final e balanceiros.
Então fique a vontade e aproveite nosso conteúdo.

Já vimos que quando se trata de balanças alguns pontos cruciais devem ser observados no momento de adquirir o equipamento, como a presença de:

  • Lacre do inmetro ou oficina credenciada (caso compre o equipamento de segunda mão).
  • Selo de verificação inicial, verificação subsequente ou instrumento reparado.
  • Portaria de homologação do INMETRO.

Caso não saiba como distinguir um equipamento falsificado, clique aqui, essa postagem pode te ajudar.

Quando falamos em balança para feira-livre e pequenos hortifrútis, alguns opcionais se tornam praticamente obrigatórios, como dupla escala na pesagem, presença de bateria interna e a possibilidade de utilizar o equipamento ligado à bateria de automóvel.

A grande maioria das balanças atuais já dispõe de dupla escala de pesagem, isto é, até metade de sua capacidade de pesagem, ela irá pesar com uma divisão mais “fina” e precisa, é como se fosse duas balanças em uma só. Para balanças com capacidade para 15kg, a escala costuma ser da seguinte forma, de “0 à 6kg” a balança irá pesar com divisão de 2g e de “6kg à 15kg” pesará com divisão de 5g. O que garante uma melhor pesagem e consequentemente menor desperdício e maior lucro para o comerciante, uma vez que o arredondamento do peso se torna menor.

Outro ponto que tem se tornado cada vez mais presente nas balanças atuais é a bateria interna de alto desempenho, quando se comparado com as balanças de 10 anos atrás. A Toledo por exemplo, garante que sua balança computadora Prix 3 Plus, tem autonomia para 490 horas fora da tomada.

Algumas fabricantes possuem em sua gama de acessórios o cabo auxiliar para interligar a balança à tomada 12v do carro, utilizando a bateria do automóvel como fonte principal de energia, mas caso sua balança não possua e você gostou desse opcional, é possível realizar a conversão, mas alguns cuidados devem ser observados, como a tensão de saída da fonte de alimentação, se a fonte alimentação original possui saída diferente de 12v, será necessário abaixar ou elevar a tensão. Mas vamos deixar esse assunto para uma próxima postagem.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin