Resolva Suas Dúvidas Frequentes com Dicas Práticas

Frequentemente recebemos e-mails de visitantes e clientes relacionados ao Smart Editor, então iremos tratar as dúvidas mais comuns nesta postagem. Vamos dar dicas simples, mas que podem facilitar (e muito) o dia a dia de quem lida com esse programa.

1. Download e Instalação

Caso ainda não tenha o programa instalado, clique aqui para baixar a última versão. Assim que completar o download, extraia todo o conteúdo da pasta e inicie a instalação. O procedimento é muito simples.

2. Configuração da Porta Serial

Esse passo é necessário caso o usuário utilize a interface Opto RS232 para realizar a comunicação com a balança.

  1. Vá até o “Painel de Controle”, clique em “Sistema e Segurança” e depois em “Sistema”.
  2. Na tela, clique em “Gerenciador de Dispositivos”.
  3. Na janela seguinte, clique em Portas COM e verifique qual porta está disponível para uso.
  4. Abra o Status Monitor, na janela que se abre clique na guia de “Configurações” e logo em seguida em “Portas de Comunicação”.
  5. Selecione somente a porta informada pelo Gerenciador de Dispositivos, salve e reinicie o programa.

3. Alterar e Remover Senha do Programa

Ao abrir o Smart Editor pela primeira vez, é comum aparecer uma tela de boas-vindas com informativo da tabela de preço. Marque a opção “Não exibir mais esta informação” e clique em fechar.

Para remover a senha:

  1. Entre na aba “Configurações” e clique em “Gerais”.
  2. Informe o usuário e a senha:
    • Código do usuário: 1
    • Senha: 1
  3. Na tela que se abre, clique em EDITAR, desmarque a opção “Habilitar uso de senha” e clique em GRAVAR.

4. Configuração de Código de Barras

É comum que códigos de barras não sejam reconhecidos ao passar no scanner, especialmente durante migrações ou instalações de sistemas comerciais (PDV). Isso geralmente ocorre devido à falta de ajuste no padrão de código de barras.

Para ajustar:

  1. Verifique se o sistema reconhece o código do produto com 4, 5 ou 6 dígitos e se é feita a leitura do preço total ou peso.
  2. Vá em “Configurações, Gerais”.
  3. Na guia balanças, selecione “Código de barras”, clique em alterar e faça as devidas correções de acordo com o sistema utilizado.
  4. Efetue a transmissão do modo de operação.

5. A Balança não Recebeu os Produtos Cadastrados

Se a balança não recebeu os produtos cadastrados, provavelmente você esqueceu de setorizar o produto.

Para resolver:

Clique em produtos na guia de setores.
Inserir e excluir produtos do setor
Produtos de determinado setor.
  1. Vá até a guia “Setores” no menu vertical esquerdo e selecione a aba “Produtos”.
  2. Selecione os produtos pertencentes ao setor. Caso haja somente um setor, clique em selecionar todos e depois em inserir.
  3. Efetue uma nova carga.

6. Balança não Recebe Informações Nutricionais

Para que as informações nutricionais cheguem à sua Filizola Platina:

  1. Verifique se a versão da sua balança suporta tais informações clicando aqui.
  2. Instale o Smart Editor no computador com versão posterior à 2.09. Caso seu programa seja inferior, clique aqui para baixar a atualização.
  3. Vá até a guia “Produtos” no menu vertical e selecione o produto que deseja inserir as informações nutricionais.
  4. Clique em editar, insira as informações e clique em gravar.
  5. Envie as informações para a balança.

7. Existe uma Transmissão em Andamento

Essa mensagem pode aparecer quando clicamos em transmitir a carga antes que o processo anterior tenha sido finalizado ou quando não há nenhuma carga sendo transmitida.

Para resolver:

  1. Abra o gerenciador de tarefas.
  2. Vá na guia de processos.
  3. Procure pelos processos “smarteditor.exe” e “statusmonitor.exe”, clique com o botão direito e finalize o processo.
  4. Reinicie o programa.

8. Programa não Inicia, Erro de “midas.dll”

Esse erro ocorre quando falta a biblioteca “midas.dll”. Para resolver:

  1. Reinstale toda a aplicação ou tente recuperar a biblioteca não encontrada clicando aqui.

9. Como Restaurar os Produtos Contidos na Balança

Essa funcionalidade é útil se você não possui programa de retaguarda e insere os produtos diretamente no Smart Editor.

Para restaurar:

  1. Vá até a guia Comunicação -> Verificar dados da balança.
  2. Selecione a informação que deseja recuperar, selecione a balança no passo 3 e clique no botão no quinto passo.
  3. O Smart Editor criará um arquivo referente à informação recuperada. Para importar, clique no botão “importar” do menu vertical e selecione a informação recuperada.

10. Como Mudar o Tamanho da Etiqueta

O Smart Editor possui cerca de 25 layouts pre-determinados de etiquetas. Para escolher o modelo ideal:

  1. Clique em “Setores” no menu vertical esquerdo e vá até “modo de operação”.
  2. Em “Formato de etiqueta” clique em Selecionar.
  3. Escolha o modelo que melhor se adequa à sua realidade e efetue a transmissão do “modo de operação”.

Informações:

Download:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Resolva Suas Dúvidas Frequentes com Dicas Práticas

Informações:

Download:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!