Como verificar se a balança está pesando certo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

AVISO

Todo conteúdo fornecido e hospedado pelo portal Doutor Balança é inteiramente grátis, incluindo softwares, manuais e dicas. Nosso intuito é auxiliar e instruir o usuário final e balanceiros.
Então fique a vontade e aproveite nosso conteúdo.

Toda balança devidamente homologada pelo INMETRO, sai da linha de produção calibrada, aferida, lacrada e com selo de verificação inicial. Mesmo com as visitas dos técnicos do IPEM, não quer dizer que sua balança pesará de maneira correta, uma vez que as visitas são anuais.
Então vamos ajuda-los a organizar uma rotina, onde a aferição poderá ser diária ou semanal.
Materiais necessários:

– Peso padrão.
Compre uma loja especializada um peso padrão, esse peso deve ser no mínimo igual a 1/3 da carga máxima do equipamento. Exemplo: Para uma balança de carga máxima = 15kg, compre uma massa de peso padrão de 5kg.

– Planilha de controle de aferição.
Baixe nos links abaixo a planilha de controle.

Download:

 


Procedimento:

Passo 1:
Coloque a balança sobre uma superfície plana, firme e livre oscilações de vento.

Passo 2:
Os pés devem ser ajustados, afim de garantir o nivelamento da balança.

Passo 3:
Deixe a balança ligada por o período de 20 minutos.

Passo 4:
Com a planilha em mãos, iremos iniciar os testes de fidelidade e excentricidade,  conforme exemplo abaixo.

Exemplo de preenchimento de planilha
Na primeira tabela em vermelho, preencha os dados da balança, caso possua mais de uma será mais fácil identifica-las.

 

Na segunda tabela em azul, iremos realizar o teste de fidelidade, onde um peso padrão é aplicado diversas vezes.Lembrando que para ser aprovada é necessário que em todas as repetições as pesagens estejam corretas e iguais, com no máximo 1 divisão de diferença, para cima ou para baixo.

Exemplo: Tomaremos como exemplo uma balança convencional, com carga máxima de 30kg, devemos utilizar 10kg (1/3 da carga máxima) no teste de fidelidade, sendo que nas repetições o resultado não pode variar.

 

Em amarelo está do teste de excentricidade, onde determinado peso padrão e aplicado em todos os cantos da plataforma, para que a balança seja aprovada é necessário que os cantos estejam iguais ou com no máximo de 1 divisão de diferença, para cima ou para baixo.

Exemplo: Tomaremos como exemplo uma balança convencional, com carga máxima de 30kg, devemos utilizar 10kg (1/3 da carga máxima) no teste de excentricidade, sendo que os cantos podem pesar entre 9.990kg até 10.010kg, para que a balança seja aprovado.

O registro do peso irá ajudar a manter a manutenção do equipamento em dia, o que vai permitir detectar falhas na balança e repara-las a tempo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin