Calibração de massas/pesos padrão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

AVISO

Todo conteúdo fornecido e hospedado pelo portal Doutor Balança é inteiramente grátis, incluindo softwares, manuais e dicas. Nosso intuito é auxiliar e instruir o usuário final e balanceiros.
Então fique a vontade e aproveite nosso conteúdo.

Uma questão muito importante no cadastramento/renovação do atestado de autorização ou credenciamento nos órgãos metrológicos são as massas utilizadas para aferir e calibrar os equipamentos (Diferença entre Aferir x Calibrar).

São elas que vão determinar qual a capacidade máxima dos equipamentos que a empresa poderá prestar serviços, a empresa deve dispor de ao menos 10% (em pesos) da sua capacidade máxima.

exemplo:A empresa está autorizada a efetuar reparos em balanças de até 10.000kg (dez toneladas), logo deve ter ao menos 1.000kg (uma tonelada) em pesos.

Agora que determinamos qual a faixa de pesagem que poderemos atender, teremos que enviar os pesos para uma empresa credenciada efetuar a calibração dos mesmos, ela irá verificar todos os pesos, corrigir os que estão alterados e emitir um certificado de calibração, que deve ser padrão RBC.

 

O certificado deve ser renovado a cada dois anos e  deve ser encaminhado ao IPEM/INMETRO a cada renovação da autorização.

Para verificar qual empresa credenciada mais perto de você, clique aqui.

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin