Balanças x Insetos – Como acabar com este mal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

AVISO

Todo conteúdo fornecido e hospedado pelo portal Doutor Balança é inteiramente grátis, incluindo softwares, manuais e dicas. Nosso intuito é auxiliar e instruir o usuário final e balanceiros.
Então fique a vontade e aproveite nosso conteúdo.

A presença de insetos em equipamentos eletrônicos faz parte da rotina dos técnicos e engenheiros de qualquer assistência técnica, mas quando o assunto é balança, a realidade é um pouco pior, por serem equipamentos de “grande porte” com bastante espaço interno e temperatura estável devido a presença de fonte de alimentação, elas se tornam o abrigo ideal para a maioria dos insetos, como formigas e baratas. Outro agravante é o local de trabalho onde a balança está localizada, na maioria dos casos são açougues, padarias, quitandas, hortifrúti ou restaurantes, não importa o quão cuidadoso seja o operador, sempre sobrará resíduos de alimentos nas balanças, que mais tarde irão servir de alimento para nossas companheiras indesejadas.

Alem da péssima aparência que causará a sua balança, o problema maior está na composição desses insetos, onde seu corpo possui grande porcentagem de água e na facilidade de reprodução, além disso elas eliminam secreções, o que aumenta significamente as chances de possíveis curto-circuito nas placas e seus componentes, que em alguns casos impossibilita reparos.

 

Mas, e se elas já se instalaram no interior da balança, o que deve ser feito??

Neste caso não adianta se desesperar, se você não for uma pessoa capacitada para efetuar reparos técnicos, sugerimos que encaminhe seu equipamento a uma assistência técnica autorizada de sua região, do contrário siga os passos abaixo.

 

Desligue o equipamento da rede elétrica e remova os parafusos.

2 – Com o equipamento aberto, faça uma análise rápida da situação, verifique se há insetos vivos, ovos ou fezes dos insetos no interior do equipamento e sobre as placas, se sim, remova qualquer tipo de fonte de energia (pilhas e baterias), desconecte todos os terminais, processadores, eproms e periféricos.

3 – Aplique veneno na estrutura e gabinete na balança e deixe por algum tempo.

4 – Efetue a higienização de todos os elementos da balança, aconselhamos utilizar álcool isopropílico na limpeza das placas, feito isso, coloque todas as peças em uma estufa em temperatura entre 30º e 35ºC durante o período de 3 horas (em média).

5 – Ligue cada placa de maneira isolada, afim de localizar o defeito de cada peça, para assim repara-las com mais facilidade.

 

O que podemos fazer para evitar a entrada de insetos na balança?

É aquele velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar”, então vamos a algumas dicas, bastar dar uma busca rápida na internet e verá dezenas de receitas caseiras para afastar insetos, como: Colocar cravo-da-índia no interior do equipamento, pó de café nos arredores e nas tomadas, água com detergente nas tomadas, dentre outros.

Bom, essas dicas podem até funcionar por um curto período, uma vez que não há nada que comprove sua eficácia, apos alguns dias, muito provavelmente essas receitas não irão impedir a entrada de novos insetos, então vamos ao que realmente funciona, quando sua balança for na assistência técnica, peça a pessoa responsável pela manutenção aplicar algumas camadas de veneno para insetos em gel e colocar algumas iscas para insetos no interior da balança, conforme fotos abaixo.

 

 

 

Outra dica importante é vedar ao máxima as frestas do equipamento, assim evitaremos que novos hospedeiros entrem nas balanças.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin