Smart Editor – Dúvidas frequentes #1

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

AVISO

Todo conteúdo fornecido e hospedado pelo portal Doutor Balança é inteiramente grátis, incluindo softwares, manuais e dicas. Nosso intuito é auxiliar e instruir o usuário final e balanceiros.
Então fique a vontade e aproveite nosso conteúdo.

Frequentemente recebemos e-mail de visitantes e clientes relacionados ao Smart Editor, então iremos tratar as dúvidas mais comuns nesta postagem

Iremos dar dicas simples, mas que podem facilitar (e muito) o dia-a-dia de quem lida com esse programa.

Tópicos:

  1. Download e Instalação.
  2. Configuração da porta serial.
  3. Alterar e remover senha do programa.
  4. Configuração de código de barras.
  5. A balança não recebeu os produtos cadastrados.
  6. Balança não recebe informações nutricionais.
  7. Existe uma transmissão em andamento.
  8. Programa não inicia, erro de “midas.dll”
  9. Como restaurar os produtos contidos na balança.
  10. Como mudar o tamanho da etiqueta.

1 – Download e Instalação.

Caso ainda não tenho programa instalado, clique aqui para baixar a ultima versão, assim que completar o download, extrai todo o conteúdo da pasta e inicie a instalação, o procedimento e muito simples.


2 – Configuração da porta serial.

Esse passo é necessário caso o usuário utilize a interface Opto Rs232 para realizar a comunicação com a balança.

Vá até o “Painel de controle”, clique em “Sistema e Segurança” e depois em “Sistema”. Nesta tela, clique em “Gerenciador de dispositivos”

Na janela seguinte clique em Portas COM, verifique qual porta está disponível para uso.

Abra o Status Monitor, na janela que se abre clique na guia de “Configurações” e logo em seguida em “Portas de comunicação”.

Na janela que ira abrir selecione somente a porta informada pelo Gerenciador de dispositivos, salve e reinicie o programa.


3 – Senha e remover senha.

Assim que abrir o Smart Editor pela primeira vez, é comum apresentar um tela de boas vindas com informativo da tabela de preço, marque a opção “Não exibir mais esta informação”, e clique em fechar.

Para remover a senha entre na aba “Configurações” logo em seguida clique em “Gerais”.

Ao clicar o sistema pedirá para informar o usuário e a senha.

Código do usuário: 1
Senha: 1

Na Tela que se abre, clique em EDITAR, desmarque a opção “Habilitar uso de senha” e clique em GRAVAR.


4 – O código de barras não esta lendo.

É bastante comum, principalmente quando ocorre migração ou instalação de sistemas comercial (PDV) que os códigos de barras não sejam reconhecidos ao passar no scanner em alguns casos o produto é até reconhecido, porem apresenta valor divergente.

Isso ocorre quando o padrão de codigo de barras não está devidamente ajustado, para realizar o ajuste precisamos saber algumas informações; se o sistema reconhece o codigo do produto com 4,5 ou 6 digitos e se é feita a leitura do preço total ou peso.

Note a diferença entre as etiquetas de um mesmo produto:

Padrão código de barras – Filizola Platina

Note que quando configuramos nossa etiqueta para o padrão de 4 dígitos, o produto de código “1234” é impresso da seguinte forma 123400″, já ao configurar paradígitos, o padrão muda para “001234“.

Para realizar essa alteração, devemos ir “Configurações, Gerais”.

Configurações -> Gerais (Smart Editor)

Para realizar a alteração, vá na guia balanças e selecione a janela “Código de barras”, clique em alterar e faças as devidas correções de acordo com o utilizado em seu sistema.

Não se esqueça de efetuar a transmissão do modo de operação.


5 – A balança não recebeu os produtos.

Você criou ou importou o produto e deu carga na balança, porem ele não apareceu na balança, se isso aconteceu você provavelmente esqueceu de setorizar o produto.
Isso acontece quando inserimos um novo produto no sistema e não informamos a qual setor ele pertence e quais balanças deverão receber tal informação, afinal de contas não gostaríamos que as balanças do açougue recebessem as informações da padaria, vice e versa.

O passo a passo é bem simples, vá ate a guia “Setores” no menu vertical esquerdo, e selecione a aba “Produtos”.

Clique em produtos na guia de setores.
Inserir e excluir produtos do setor
Produtos de determinado setor.

Selecione os produtos pertencentes a determinado setor, caso haja somente um setor clique em selecionar todos e clique em inserir.

Agora basta efetuar uma nova carga.


6 – Minha balança não recebe as informações nutricionais.

Para que as informações nutricionais cheguem até a sua Filizola Platina é necessário verificar se a versão da sua balança suporta tais informações, clique aqui para ver as características das versões da Filizola Platina e possuir o Smart Editor instalado no computador com versão posterior à 2.09, caso seu programa seja inferior a essa versão clique aqui e baixe a atualização.

Vá ate a guia “Produtos” no menu vertical e selecione o produto que deseja inserir as informações nutricionais.

Sem nutricionais
Clique em editar
Com nutricional

Insira as informações com base nas informações fornecidas pelo nutricionista ou técnico em alimentos.

Clique em gravar

Agora basta enviar as informações para a balança.


7 – Existe uma transmissão em andamento

Essa mensagem pode aparecer em duas situações, quando clicamos em transmitir a carga antes que o processo anterior tenha sido finalizado e a outra ocorre quando não ha nenhuma carga sendo transmitida, caso seja essa a sua situação, basta seguir os passos a seguir.

  • Abra o gerenciador de tarefas;
  • Vá na guia de processos;
  • Procure pelos processos “smarteditor.exe” e “statusmonitor.exe” clique com o botão direito e finalize o processo;
  • Reinicie o programa.

8 – Programa não inicia, erro de “midas.dll”

Esse erro se dá quando o Smart Editor tenta iniciar o programa, porem falta a biblioteca “midas.dll“, neste caso podemos reinstalar toda a aplicação ou tentar recuperar a biblioteca não encontrada, para tal clique aqui para visualizar o passo-a-passo.


9 – Restaurar os produtos contidos na balança.

Essa funcionalidade é bastante util, principalmente se o usuario não possui programa de retaguarda e insere os podutos diretamente no smart.

Imagine que voce precisou formatar o computador e perdeu todos os produtos nele cadastrado…… Neste caso é só restaurar os produtos da memoria da sua balança.

Para tal vá ate a guia Comunicação -> Verificar dados da balança

Depois selecione a informação que deseja recuperar, selecione a balança no passo 3 e clique no botão no quinto passo.

Recuperando dados contidos na balança Filizola Platina.

O Smart Editor irá criar um arquivo referente a informação recuperada, para trazer basta clicar no botão “importar” do menu vertical e selecionar a informação que recuperamos da balança.


10 – Como mudar o tamanho da etiqueta.

O Smart editor possui cerca de 25 diferentes layouts pre-determinados de etiquetas, modelos que podem utilizar etiqueta de medida 60×30 (mm) até 60×68(mm), sendo assim devemos ter em mente quais informações queremos imprimir na rotulagem dos produtos.

Mas vamos ao que interessa, para escolher o modelo que mais se adequa a realidade do seu comércio clique em “Setores1 no menu Vertical esquerdo e vá ate a ultima opção, “modo de operação2, depois em “Formato de etiqueta” clique em Selecionar 3.

Escolhendo Etiqueta Filizola Platina.
Escolha da etiqueta Filizola Platina no Smart Editor.

Agora basta escolher o modelo que melhor te atende, feito isso não esqueça de efetuar a transmissão do “modo de operação

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin