O que é uma célula de carga e quais os tipos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

AVISO

Todo conteúdo fornecido e hospedado pelo portal Doutor Balança é inteiramente grátis, incluindo softwares, manuais e dicas. Nosso intuito é auxiliar e instruir o usuário final e balanceiros.
Então fique a vontade e aproveite nosso conteúdo.

Célula de carga é o dispositivo responsável por medir uma deformação ou flexão de um determinado corpo, o qual transforma uma grandeza física (força) em um sinal elétrico. No caso, a deformação do corpo será proporcional ao peso aplicado a ele, ou seja: quanto maior a alteração, maior o peso ou massa aplicada sobre a superfície.

Elas são fabricadas em aço carbono, inox ou alumínio, possuem em seu corpo sensores, conhecidos como Extensômetro ou StrainGage, o qual se baseia na variação da resistência ôhmica para “medir” a deformação a qual a célula de carga é submetida.

São capazes de trabalhar com exatidão nos mais diversos ambientes, com variações de temperatura e umidade, além de serem altamente versáteis com capacidade máxima de pesagem que vão de gramas até toneladas.


Tipos de célula de carga:

Célula de Carga single point

Célula de carga single point

Utilizada em praticamente todas as balanças da linha comercial e algumas da linha industrial a célula de carga Single point é a mais conhecida delas, são altamente precisas e podem pesar cargas descentralizadas enquanto ainda fornecem um alto nível de precisão.


Célula de Carga Tipo Beam/Flexão

A célula de carga tipo beam (também conhecida como célula de carga tipo bending beam) ou célula de carga de flexão é uma escolha extremamente popular para inúmeras tarefas de medição, podem ser utilizadas para medição de forças de tração e/ou compressão.

Ela mede a deformação elástica sofrida pela célula de carga quando a mesma a submetida a algum esforço.

Principais aplicações: Pesagem em tanques, silos, maquinas de envase, correias transportadoras, balanças de plataforma, pesagem de processo e engenharia de fábrica.


Células de carga Canister/Coluna

célula de carga tipo coluna

Células de carga canister ou célula de carga tipo coluna são utilizadas para aplicações de grandes pesagens, já que apresentam alta resistência contra flexão e deformação.

A célula de carga tipo coluna é utilizada em sua grande maioria em sistemas de pesagem de tanques, plataformas e balanças de caminhão. É um modelo robusto, utilizado para aplicação de grandes carregamentos e ambientes abertos.


Célula de Carga Digital

Célula de carga digital

Uma célula de carga digital processa o sinal de forma diferente de uma célula de carga analógica e isso melhora a intensidade do sinal, taxa de amostragem de dados e o conteúdo do sinal. Este tipo de célula de carga é uma escolha popular, pois fornecem uma forma rápida e confiável.

Aplicações mais comuns incluem checkweighers e equipamentos de envase e empacotamento, embalagem e triagem, já que fornecem uma abordagem dinâmica para a medição.


Célula de Carga RTN

Célula de carga RTN

A célula de carga RTN (ring torsion) é o instrumento ideal para pesagens dinâmicas devido a alta capacidade de pesagem e resistência, são confeccionadas com exclusivo strain gage em forma de anel, quando uma carga é aplicada à esta célula de carga, o diâmetro do anel diminui na parte superior e maior na parte inferior, que minimiza significativamente os efeitos de cargas transversais e laterais.

Devido a sua alta resistência de entrada, apresenta baixo consumo de energia, permitindo que equipamentos alimentados por bateria tenham mais autonomia e possam ser usados em mais medições.


Células De Carga Tipo S/Tração

Célula de carga tipo “s”

A celula de carga tipo s, também conhecida como célula de carga tipo beam S ou célula de tração foi desenvolvida para uma variedade de aplicações. Os usos mais comuns incluem dispositivos médicos, tais como sistemas de levantamento de pacientes e pesagem de processos / medição em geral e para medição de peso de tanques e silos suspensos.


Célula De Carga Planar Beam

Célula de carga plana

A célula de carga planar beam foi projetada para aplicações onde um perfil baixo é a solução necessária. Tipicamente usadas em conjuntos de três ou quatro por plataforma em aplicações tais como, balanças comerciais, balanças hospitalares ou qualquer equipamento de pesagem onde o espaço seja um fator limitante.


Células de carga  Shear Beam

Célula de carga Shear Beam

As células de carga  Shear Beam, também conhecidas como sensores de força planar, são usadas em soluções de baixo perfil, onde o espaço é limitado. Essas células de carga podem ser usadas como balanças de plataforma estruturada com célula de carga única ou múltipla.

Aplicações com células de carga planas: A maioria das aplicações usando vigas planas é adequada para 3 ou 4 peças para cada aplicação.

O equipamento de pesagem de perfil baixo pode ser encontrado em muitas aplicações diferentes, como balanças médicas (camas e cadeiras de hospital, balanças de bebê, incubadoras), dispositivos agrícolas, balanças de varejo, balanças de bancada e muitos outros dispositivos de pesagem.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin