Balança Mecânica ou Eletrônica?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

AVISO

Todo conteúdo fornecido e hospedado pelo portal Doutor Balança é inteiramente grátis, incluindo softwares, manuais e dicas. Nosso intuito é auxiliar e instruir o usuário final e balanceiros.
Então fique a vontade e aproveite nosso conteúdo.

Comparativo Balança Mecanica e Eletronica

Ao escolher uma (balança) diversos fatores devem ser consideração, como o ambiente onde o equipamento irá trabalhar, se há rede elétrica próximo ao local de sua instalação, se o uso será contínuo e se pequenas variações na pesagem pode causar grandes diferenças no resultado final.

Vamos exemplificar….

Digamos que você seja proprietário de uma padaria e toda amanha são produzidos cerca de 300 pães em seu estabelecimento, logo os padeiros necessitam pesar certa quantidade de massa para que assim não haja perca de matéria-prima.

No exemplo acima o usuário pode optar pelo uso de uma balança mecânica, uma vez que a variação de gramas não causaria nenhum impacto significativo, tanto para o proprietário do equipamento quanto para seu cliente.

Outro ambiente que o equipamento mecânico pode ser recomendado é na pesagem de materiais recicláveis e pesagem de materiais descartáveis, como, por exemplo na pesagem de lixo hospitalar.


Mas, e se lidamos com a venda direta ao consumidor, com a fabricação de produtos de alto valor agregado ou com produtos de onde pequenas variações causam grandes diferenças, neste caso devemos OBRIGATORIAMENTE utilizar uma balança eletrônica.


Alguns motivos tornam a balança mecânica menos atrativa que a eletrônica são eles:

  • Plataforma de pesagem: Além da plataforma de pesagem de uma balança mecânica ser móvel (se movimenta até que a carga estabilize) com o tempo pode ocorrer de suas partes desgastarem, o que ocasiona grandes erros de pesagem, principalmente se comparado entre os cantos da plataforma. Já na eletrônica isso não ocorre, o peso é reconhecido imediatamente.
  • Calibração: O equipamento mecânico perde calibração com grande facilidade se comparado a um eletrônico, o processo de calibração da balança mecânica é mais demorado e menos preciso.
  • Erro de pesagem: A balança mecânica possui varias partes moveis que com o passar do tempo e uso contínuo, tendem a se desgastar, o que faz com que ocorram erros de pesagem.
  • Funcionamento: O único ponto que a balança mecânica é superior, não necessita de nenhuma fonte de energia para seu funcionamento, no entanto, praticamente todas as balanças, com exceção das com impressor incorporado possuem como opção a bateria interna, SEMPRE que puder opte por um equipamento com bateria interna.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin